top of page

Panática e Panívora desde sempre!

Com as origens vindas de Conceição do Mato Dentro/MG, sempre convivemos com as quitandas feitas aos sábados.

Minha avó materna, minha mãe e minhas tias sempre na cozinha preparando biscoitos, pães, bolos e todas as especíes de "quitandas" que seriam degustados por toda a família. Que lembranças boas...

 

Desde nova convivi com cadernos de receita, sempre manchados e pingados, por serem tão utilizados. Sorte a nossa!

 

Comecei a tomar gosto por aquela leitura difícil desde pequena. Tentava traduzir o que seria colocar duas canecas de azeitona, de leite. Hoje entendo que deveria ser como colocar dois copos de requeijão de qualquer ingrediente.

 

Quando já conseguia ter controle do fogo e altura suficiente, iniciei meus preparos para os lanches da minha casa. Como diz minha mãe, nossa casa era a sucursal do colégio: todos os trabalhos de escola eram feitos lá: meus e dos meus irmãos. Até professores costumavam frequentar!

 

Com isso, fui me especializando... Buscava receitas antigas e ia adaptando ao meu gosto. Meu pai também sempre foi  uma grande inspiração. Ele abria a geladeira e via o que tinha. Pegava um filé, mostarda e tâmaras e fazia um prato maravilhoso. Já tinha alma de chef. Não gostava de receitas, gostava de inventar! Acho que isso eu herdei dele!


 

E o tempo foi passando e o gosto aumentando. Porém, não tinha muito tempo por causa do trabalho. Mas sempre fazia quando recebia amigos em casa e eles sempre perguntavam aonde eu tinha comprado algumas coisas. Prá minha surpresa, todos ficavam supresos quando dizia que eu tinha feito. Será mesmo que eu parecia ter aptidão para gastronomia?

 

Daí começaram alguns pedidos... Sabe aquele pão que você fez? Poderia fazer para eu levar para uma amiga? Tenho um chá: faz um pão prá eu levar? Será meu aniversário e queria seus pães no meu jantar...  E assim tudo começou!

 

Hoje, faço como minha avó, tias e mãe faziam, só que não aos sábados. Em alguns dias da semana, entro para a cozinha e só saio quando o forno já assou todos pães. Minhas filhas, como eu, já estão gostando do assunto... e sempre perguntam: posso fazer e inventar um biscoito também? Faz um pão diferente só pra mim?

Acho que já foram "abduzidas" pelo prazer de comer bem e de inventarem suas próprias receitas.

 

Le Pain du Jour  ou O Pão da Ju?

 

Hoje, fabrico pães de forma totalmente artesanal, com ingredientes da melhor qualidade e de acordo com o que o cliente deseja.

 

NOVOS SABORES seráo sempre renovados, de acordo com os produtos frescos disponíveis em cada estação.

 

Apreciem sem moderação !!!

 

 

Juliana Maranhão

 

 

 

 

Em breve

bottom of page